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Data: 03.05.2016 Fonte: Marco Andrei Kichalowsky

A cada 15 segundos, acontece uma tentativa de fraude de identidade no Brasil

A fraude de identidade – em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos – pode ser facilitada quando o usuário de redes sociais expõe demasiadas informações pessoais ou deixa de tomar cuidados básicos ao acessar suas páginas.

Utilizar redes Wi-Fi não confiáveis, clicar em qualquer link sugerido sem desconfiar da procedência ou usar senhas demasiadamente óbvias, como datas de aniversário, nomes de bichinhos de estimação ou de pessoas da família, são alguns dos erros mais comuns.

De acordo com especialistas se, por um lado, os fraudadores estão cada vez mais criativos em encontrar novas formas de aplicar seus golpes, por outro, a recessão econômica e a queda dos níveis de confiança tem afastado os consumidores do mercado, gerando menos alvos potenciais à atuação dos fraudadores. Desta forma, acaba se produzindo uma relativa estabilidade do número de tentativas de fraudes no acumulado deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude do Consumidor, julho do ano passado registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade. O número representa uma tentativa de fraude a cada 15,4 segundos no país.

“Muitos usuários de redes sociais facilitam a vida dos criminosos, disponibilizando dados fundamentais para a armação de golpes como esse”, alerta Julio Leandro, superintendente do SerasaConsumidor. “Muitas vezes, a vaidade de exibir pertences, lugares visitados e o próprio estilo de vida se transformam em um relatório que o golpista necessita para planejar o delito.”

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Marco Andrei Kichalowsky, diretor de marketing na Arsnova Digital, é especialista em Marketing Digital e Estratégia para Internet.

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