News > Notícias

Data: 10.11.2016 Fonte: Squadra Consultoria

Dicas de segurança para evitar ser assaltado dentro do carro

Nas últimas semanas, a mídia expôs vários casos de violência relacionados a roubos de carro: assaltos a mão armada que, muitas vezes, acabaram de forma trágica. Não por acaso, o latrocínio (roubo seguido de morte) foi o crime que mais cresceu no Rio Grande do Sul este ano. O motorista é uma das presas mais vulneráveis dos assaltantes. E diante desse cenário alarmante é necessário mudar a rotina para não acabar como mais um número na estatística. Especialista em segurança, o diretor da Squadra Consultoria, Gustavo Caleffi dá algumas dicas.

A principal delas é: não ficar nunca dentro do veículo quando estiver parado."Parou o carro para buscar alguém? Desembarque e aguarde do lado de fora. Se o objetivo do criminoso é o carro e você não estiver nele, provavelmente ele vai levar só o carro". O mesmo vale ao estacionar na frente de um estabelecimento comercial: espere fora enquanto o caroneiro faz a compra, mesmo que seja rápida. Deixar alguém na porta de casa e ficar conversando na hora de se despedir, nem pensar. Quanto mais rápido for embarque e desembarque, mais seguro.

Segundo Caleffi, ao parar no semáforo, o motorista precisa ficar muito atento ao que está acontecendo ao seu redor. "Quando a vítima é abordada sem estar esperando, ela pode ter o chamado 'reflexo medular'. Essa reação inesperada da vítima pode causar um reflexo brusco no assaltante, causando um disparo acidental. No momento em que o cérebro tem a informação que eu vou ser abordado o meu índice de reflexo praticamente inexiste, o que pode evitar o disparo acidental". Acima de tudo, e mesmo sendo difícil, é importante tentar manter a calma em qualquer que seja a situação para evitar que uma tentativa de roubo de carro se transforme em tragédia.

Copyright © 2011 - Squadra Consultoria

squadra@squadraconsultoria.com.br

Tel: +55 (51) 3026.3184