News > Notícias

Data: 10.10.2016 Fonte: Squadra Consultoria

Segurança pública: tema precisa ser prioridade para reverter alto número de criminalidade

O grave problema de insegurança pelo qual passamos atualmente pode ser tratado por vários aspectos. Para Gustavo Caleffi, diretor da Squadra Consultoria, há diferentes frentes de atuação que devem ser observadas para conter os alarmantes números de criminalidade no país e, em especial, no Rio Grande do Sul.

O início da solução passa pela educação familiar, para que sejam resgatados os valores sociais corrompidos ao longo do tempo. Os resultados, contudo, devem aparecer apenas daqui a 20 anos. “Até lá, para reverter o caos social é preciso que o tema esteja entre as prioridades do Estado”, diz, lembrando que o custo da segurança no Brasil é alto e que o investimento cresceu nos últimos três anos – saltando de 5% em 2014 para 10,5% do PIB em 2016.

Para Caleffi, a privatização do sistema prisional brasileiro, assunto muito discutido atualmente, não vai ser a solução. “O que precisamos é de mais gestão e profissionais competentes”, argumenta ao lembrar da experiência vivida em Joinville (SC), que possui um presídio industrial em que apenas 6% dos apenados reincidem na criminalidade. Ele defende ainda a necessidade de que seja feito um grande esforço técnico para rever a legislação brasileira para que constem penas mais severas.

“Enquanto isso tudo não acontece, a população tem mudado suas atitudes de lazer, locomoção e hábitos de consumo para se prevenir de possíveis situações de risco”, diz o especialista em gestão de riscos e segurança estratégica.

Gustavo Caleffi (na foto com Simone Leite) falou sobre segurança pública no evento “Tá na Mesa”, realizado pela Federasul no dia 14/09.

Copyright © 2011 - Squadra Consultoria

squadra@squadraconsultoria.com.br

Tel: +55 (51) 3026.3184