News > Artigos

Data: 16.08.2018

Instituições de segurança ajudarão na gestão dos recursos do PISEG

Leandro Longhi

Para o especialista em gestão de riscos, Leandro Longhi, esse é um dos grandes diferenciais do programa que facilita doação de empresas à segurança

O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul – PISEG/RS, aprovado na terça-feira (14) pela Assembleia Legislativa é uma grande conquista para atender uma das necessidades da Segurança Pública do Estado. A afirmação é do especialista em segurança e diretor da Squadra – Gestão de Riscos, Leandro Longhi, que acredita que o formato de como este repasse ocorre é o que torna essa PLC mais interessante ainda.

 O programa permite que empresas destinem parte do pagamento de ICMS para a compra de equipamentos ao setor. Esta poderá deduzir até 5% do ICMS para comprar equipamentos aos órgãos de segurança pública e também terá de doar outros 10% do valor deduzido.

 De acordo com Longhi, o interessante é que a gestão dos recursos será feita pelo Fundo Comunitário Pró-Segurança, composto por instituições representativas da segurança. Junto com a Secretaria de segurança Pública irão decidir onde os recursos serão investidos, através de um conselho entre diversas entidades.

“Outro aspecto positivo é que a compra dos equipamentos será feita pelo PISEG, que terá melhores condições de negociação do que o Estado”, complementa o especialista. Porém para ele este é um primeiro passo, pois equipar a estrutura da segurança pública é crucial para o combate ao crime, mas é necessário lembrar que por traz das tecnologias e infraestruturas há um efetivo de agentes de segurança que precisam de treinamento, salários dignos e valorização.

A lei deve entrar em vigor nas próximas semanas, após ser sancionada e regulamentada pelo governo do Estado.

Informações para a imprensa - navecomunica
Lucia Porto, Manoela Tomasi, Mariana Costa, Rossana Gradaschi
51 3061-0730 / 51 3061-0731 / 51 3061-0732 / 51 3061-0728/
rossana@navecomunica.com.br

 

Veja também

Copyright © 2011 - Squadra Consultoria

squadra@squadraconsultoria.com.br

Tel: +55 (51) 3026.3184